É uma maneira de exercer a medicina, em que o centro da parceria entre médico e paciente deixa de ser a doença e passa a ser a pessoa que está doente, ou o indivíduo que quer melhorar a sua saúde antes mesmo de ficar doente.

Para que isso ocorra o foco principal torna-se o estilo de vida daquela pessoa. O que ela come, se ela faz alguma atividade com o corpo, como está a qualidade do sono, o que ela sente, como ela reage aos problemas, como são suas relações com as outras pessoas e com o mundo, como ela se diverte, e principalmente: a maneira como gerencia situações de estresse. 

Analisando tudo isso é possível estabelecer um caminho, que será percorrido pelo próprio paciente, juntamente com uma equipe que o auxiliará nesta caminhada. Esta equipe é composta além do médico, por vários profissionais capacitados  que ajudarão a cuidar integralmente dos aspectos que promovem bem-estar e saúde. Entre eles estão psicológos, terapeutas corporais,  arteterapeutas e todos os profissionais envolvidos no cuidar da saúde, seja ela do corpo, da mente ou da alma.

 Assim, a Medicina Integrativa oferece o melhor cuidado que a medicina convencional dispõe, com o uso de exames, remédios e outros tratamentos convencionais, associado a terapias que permitem que o indivíduo caminhe em direção ao reestabelecimento da saúde com consciência do seu potencial inato de cura. Entre estas terapias destacam-se as práticas mente-corpo como Meditação, Técnicas de Relaxamento e Técnicas de Respiração.

Esta abordagem é bastante eficaz como um complemento no tratamento de casos de:

- dores crônicas

- ansiedade, fadiga

- obesidade e sobrepeso

- suporte ao tratamento do câncer

- Doenças crônicas (Diabete Melito, Hipertensão Arterial)